Conheça os benefícios da automação industrial e inicie hoje o processo na sua empresa

benefícios da automaçãoo industrial

Se você acompanha o mercado deve saber que a revolução na indústria tem tomado conta do cenário atual. Por isso, na intenção de lhe trazer mais informações ou colocar você por dentro das mudanças no setor industrial, neste artigo vamos falar sobre os principais benefícios da automação industrial.

Ao automatizar um processo, é possível aumentar significativamente o desempenho da sua produção. Este motivo por si só, já é um grande responsável por fazer com que a automação industrial seja cada vez mais popular em todo o mundo.

 

O que é automação industrial?

 

Para quem nos acompanha por aqui, sabe que este é um assunto que somos bastante persistente em abordar. Saber de fato o que é automação industrial faz com que a decisão de se iniciar um processo de modernização dentro da indústria seja tomada com clareza.

A automação industrial começou a ganhar destaque na sociedade por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. 

Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semi-automáticos. 

Entretanto, somente no início do século XX que os sistemas se tornaram inteiramente automáticos. A necessidade de aumento na produção e produtividade fez com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas neste sentido

 

Entendendo a Automação Industrial

 

Automação industrial é a utilização de máquinas, softwares e equipamentos específicos para automatizar processos industriais. 

 

Seus principais objetivos são: 

  • aumentar a eficiência dos processos
  • maximizar a produção com o menor consumo de energia e outros recursos
  • diminuir a incidência de falhas
  • promover melhorias nas condições de segurança 
    • material
    • humana
    • das informações

Essas automações em alguns casos, substituem tarefas manuais ou realizam outras que o ser humano não consegue realizar.

O homem já estava tentando avançar no campo da automação, desde a segunda metade do século XVIII,  quando o sistema de produção agrário e artesanal da Inglaterra transformava-se em industrial. 

Agora, de volta ao século XXI, se você refletir por um instante, poderá notar em exemplos simples o quanto a automação faz parte do nosso dia-a-dia: começando pelo momento em que acordamos com o nosso despertador (rádio-relógio, smartphone, TV, etc.), já programado para ser ativado em um horário pré-determinado.

Percebeu com esse exemplo a importância de automatizar processos?

Então, agora imegine dentro de uma indústria, automatizar processos repetitivos em larga escala,  minimizando erros e aumentando a lucratividade do seu negócio. Este é o cenário ideal que a automação deve te gerar.

 

Benefícios da Automação Industrial

 

Dentre os diversos benefícios que a automação pode trazer à sua indústria vamos listar os principais, que são:

 

Lucratividade

 

Quanto a produção se torna mais ágil, os processos estruturados e as entregas mais rápidas, a percepção de lucratividade é evidente.

Os números começam a subir à medida que a produção se torna mais eficiente e monitorada.

 

Eficiência

 

No tópico anterior falamos sobre eficiência e de fato, este um benefício da automação industrial que é percebido logo a primeira impressão.

Com o desenvolvimento de máquinas e robôs mais sofisticados, uma grande vantagem da automação que foi incorporada à indústria é a possibilidade de medir e controlar todo o processo de produção e assim deixa-lo mais eficiente.

 

Produtividade

 

Um dos benefícios mais significativos atingidos com a automação industrial é a melhoria e o aumento da produtividade. A automação aplicada à máquinas automáticas permite o alcance de ciclos de produção mais velozes com maior eficiência e repetibilidade, além de reduzir o tempo em que essas máquinas ficam paradas. 

A força humana na linha de produção não pode fazer um trabalho específico repetidas vezes com precisão perfeita, mas um sistema de automação industrial sim. Isto é possível, pois o sistema de computador principal é dotado de instruções para executar o trabalho com o máximo de precisão.

 

Segurança

 

O projeto de um sistema automatizado industrial deve ter a premissa da segurança. Isto porque as organizações são totalmente planejadas para reduzir acidentes. No Brasil temos ainda uma norma regulamentadora (NR-12) que obriga os fabricantes de máquinas a seguirem rigorosamente práticas de segurança.

Em locais onde existem riscos à saúde no manuseio e produção dos produtos, os sistemas de automação industrial são capazes de fornecer o máximo de segurança, pois além de operarem com movimentos pré-programados, podem eliminar totalmente a necessidade do contato humano.

Diante desses benefícios você pode perceber que iniciar um processo de automação industrial é primordial para o sucesso da sua indústria. E se você quer o quanto antes modernizar seus processos, entre em contato com nosso time e esclareça todas as suas dúvidas hoje mesmo.

Deixe um comentário