automação industrial

7 benefícios da modernização industrial que você precisa saber hoje

Neste artigo vamos falar de um assunto que vem sendo pauta constante no meio das indústrias: a modernização industrial.

Se você acompanha nosso blog já deve ter lido nosso artigo sobre o que é automação industrial, mas caso ainda não tenha lido, clique aqui para saber mais sobre esse assunto.

A base da automação industrial é a modernização. Seu objetivo é controlar processos e as máquinas instaladas a fim de se otimizar linhas de produção e reduzir o nível de falhas operacionais.

Sendo assim, a modernização industrial traz grandes benefícios, e são deles que vamos falar agora.

 

Benefícios da Modernização Industrial

 

O investimento em automação contribui para fazer frente à concorrência e atingir às necessidades do mercado, pois uma indústria automatizada ganha em produtividade, tecnologia e valor agregado.

Sem dúvida, empresas que ainda não deram atenção à automação industrial, estão perdendo uma ferramenta-chave para a evolução e modernização.

Além dos benefícios falados acima, vamos citar agora, outros ganhos que a sua indústria terá ao passar pelo processo de modernização industrial. Confira abaixo:

 

1- Aumento da Produtividade

Um dos benefícios mais significativos atingidos com a modernização industrial é o aumento da produtividade. A automação aplicada à máquinas permite o alcance de mais eficiência em repetibilidade.

Um trabalhador não pode fazer um trabalho específico inúmeras vezes com precisão perfeita, mas um sistema automatizado, sim. Isto porque, o sistema informatizado é dotado de instruções para executar o trabalho com o máximo de precisão possível.

2- Redução de Custos Operacionais

Um outro grande benefício da modernização industrial é a capacidade de redução de custos a longo prazo. Apesar do investimento em novos equipamentos parecer alto em um primeiro momento, apostar na automação industrial pode trazer um aumento de produtividade correspondente a até 10% da produção segundo dados da McKinsey & Company. 

Nesse cenário, o retorno sobre o investimento (ROI) se justifica através da redução na base de custos de energia, diminuição do tempo de inatividade das máquinas, menor perda na produção relacionada a qualidade e o aumento direto na produtividade. Além disso, com plantas industriais automatizadas também é possível otimizar o uso da força humana e, paralelamente, conferir aos colaboradores uma participação em áreas menos operacionais das fábricas.

3- Excelência nos processos

A excelência nos processos é um grande benefício da modernização industrial.

Há uma padronização do produto final já que a intervenção humana é mínima. Assim, contamos com mais precisão nas tarefas desempenhadas

Tornar processos mais ágeis por meio da automação é alcançar a praticidade com excelência.

4- Segurança 

O sistema automatizado industrial preza indiscutivelmente pela segurança. Suas ações são abrangentes e vão desde a criação dos equipamentos – em termos de ergonomia, alertas de segurança por exemplo –  até o processo operacional, pois reduz-se a intervenção humana e por consequência o risco de acidentes.  

Pode-se dizer que a modernização veio para tornar mais eficaz o trabalho dentro das indústrias, mas sua função principal é reduzir drasticamente os perigos e prejuízos aos colaboradores.

Para seguir esse parâmetro, no Brasil existe uma norma regulamentadora (NR-12) que obriga indústrias e seus parceiros (fornecedores e colaboradores) a seguirem rigorosamente práticas de segurança. Visto isso, todo projeto de automação industrial deve ser estruturado pensando em medidas de proteção coletivas e individuais, além das medidas administrativas.

 

5- Vantagem competitiva

 

Por meio da modernização as empresas têm acesso em tempo real sobre o que está acontecendo em cada unidade de trabalho, tendo assim maior controle e métrica de todo processo industrial.

Outro ponto importante é a possibilidade do aumento de produção, uma vez que as máquinas conseguem operar 24 horas por dia, caso seja necessário. Assim sendo, é possível estar a frente da concorrência, produzindo com eficiência, qualidade e ainda em um ciclo acelerado.

 

6- Eficiência

 

Quando se fala de modernização industrial, um ponto muito abordado é o volume de produção. Não apenas volume, deve-se dar atenção a eficiência produtiva.

Com uma indústria eficiente você começa a ter custos indiretos e diretos sendo reduzidos ou diluídos ao conseguir produzir de forma potencializada.

Logo, agilizando o processo, os resultados são crescentes. A partir do momento que a produção consegue trabalhar em ciclo acelerado, prezando ainda a segurança.

 

7- Precisão e Acurácia

 

Outro grande benefício da modernização industrial é a precisão e acurácia.

Já citadas algumas vezes, essas são características importantes das plantas automatizadas. Comparado a um empregado, uma máquina é capaz de realizar atividade repetidas vezes sem variações no grau de precisão ou no tempo gasto. 

Graças a essas vantagens a automação industrial tem feito empresas mais competitivas e eficientes.

Chegamos ao final deste artigo e citamos 7 dos inúmeros benefícios que a modernização dos processos industriais trazem ao mercado. Agora, você já sabe que precisa modernizar a sua indústria e ver os resultados chegarem aos seus negócios.

Quer saber como começar hoje mesmo o processo de modernização industrial? Baixe Grátis nosso Guia Prático para modernizar hoje a sua empresa.

Deixe um comentário