Blog

Transformação digital no setor industrial: 5 etapas para ser bem sucedido

transformação digital no setor industrial
Compartilhe:

A transformação digital no setor industrial está impactando o modo como as empresas se posicionam no mercado e está ditando quais são as organizações que irão se manter competitivas e atuantes. 

Muito mais do que apenas tornar processos digitais, a transformação digital trata-se de ressignificar a abordagem de negócios para melhorar a eficiência, remodelando operações e proporcionando uma cultura de contínua melhoria. Assim, é possível aproveitar as oportunidades inatas no mundo cada vez mais digitalizado em que vivemos.

Como promover a transformação digital no setor industrial?

Quando falamos em transformação digital no setor industrial, cada indústria tem suas necessidades e objetivos específicos. No entanto, existem alguns processos que são benéficos a todas as indústrias que desejam promover a transformação digital.

Confira 5 etapas para construir uma estratégia bem sucedida!

Crie um plano estratégico

Em primeiro lugar, é preciso entender que a transformação digital no setor industrial não é apenas sobre a implantação de novas tecnologias, mas também sobre a implementação do plano certo, com suporte executivo e desenvolvimento de talentos. 

Mapear o desempenho da empresa em comparação com os concorrentes (benchmarking) é uma maneira eficaz de identificar oportunidades de melhoria. Além disso, realizar uma revisão detalhada dos custos, identificando eficiências e áreas de otimização, permite maximizar o retorno do investimento na transformação digital.

Mitigar a transformação digital no nível corporativo – não no nível local individual – para cultivar o crescimento em toda a empresa permite que você aproveite ao máximo seus dados por meio de benchmarking e revisão de custos individuais. Quanto mais informações você tiver, mais poderá transmitir seu conteúdo digital de transformação para o resto da empresa.

Adapte e aumente ativos legados

A transformação digital no setor industrial para sistemas legados é uma das estratégias mais importantes de investimentos que uma organização pode fazer. A tecnologia legada é um facilitador de transformação digital, não um obstáculo, e pode servir uma função crítica em sua estratégia de transformação.

O significado de legado mudará dependendo da sua organização e do setor, mas geralmente estamos falando de ativos com mais de 20 anos e uma rede limitada à infraestrutura. Reinvestir em equipamentos legados muitas vezes não é a solução, pois os custos técnicos resultam em um baixo retorno sobre o investimento (ROI). 

Nesse caso, a transformação digital é o melhor investimento de longo prazo que você pode fazer em sistemas legados – desde que sua tecnologia antiga seja capaz de aproveitar novas tecnologias e se alinhar com seus objetivos de negócios futuros.

O principal desafio é melhorar sua rede. Para isso, faça uma avaliação completa da rede e pós-avaliação para correção. Após a avaliação, você terá uma boa ideia de onde estão seus pontos de conexão e poderá controlar esses dispositivos. 

Se a maioria deles for conectável, eles exigirão uma solução agnóstica para conectar-se a vários dispositivos e controladores. Isso colocará você na posição ideal para atualizar o hardware e melhorar a conectividade, trazendo você um passo mais perto de realizar seus objetivos.

Contrate as pessoas certas com as habilidades certas

As pessoas estão no centro da sua estratégia de transformação digital, pois são elas que têm as habilidades essenciais para alavancar o desenvolvimento e conduzir as equipes à excelência. 

Mas em muitas iniciativas de transformação, a estratégia é liderada por um grupo de executivos, potencialmente com experiência limitada na área. Para maximizar o potencial da sua equipe de transformação digital atual ou futura, é crucial ter pessoas de TI, engenharia e operações trabalhando lado a lado com apoio executivo.

  • TI: a equipe de TI fornecerá soluções em relação a software, dados e redes.
  • Engenharia: é o grupo tecnológico responsável por comprar e manter ativos físicos. Eles trabalharão predominantemente para instalar especificações e criação de configurações do usuário.
  • Operações: são as pessoas que usam o equipamento no dia a dia e interagem com diferentes sistemas. Eles são os responsáveis ​​finais por entregar resultados.
  • Executivos: uma vez que uma equipe e uma estratégia estejam definidas, este grupo trabalhará para impulsionar o engajamento e o patrocínio executivo. 

Use métricas de ROI

A transformação digital no setor industrial pode ser mais econômica ao proporcionar um ambiente mais conectado, sincronizando TI, produção e engenharia. Com um cenário mais conectado, os orçamentos operacionais são reduzidos, já que as novas tecnologias levarão à inovação e a remoção de ineficiências economizará tempo.

No entanto, as métricas tradicionais de ROI, como taxa interna de retorno e período de retorno em relação ao custo do investimento não são métricas ideais para a transformação digital por causa do menor ROI de curto prazo. 

Para medir a economia de custos e eficiências na transformação digital, faça um balanço das metas de longo prazo. As métricas de ROI da transformação digital devem estar enraizadas na forma como elas impactarão a organização em um nível estratégico, operacional e de custos.

  • Impacto estratégico: monitore métricas de longo prazo, como crescimento de receita, ciclos de desenvolvimento acelerados, ciclos de produção aumentados e custos de aquisição de clientes.
  • Impacto operacional: meça a eficiência operacional e melhorias de produtividade 
  • Impactos nos custos: os impactos nos custos podem incluir custos reduzidos de gestão de ativos, operações de TI e custos gerais de negócios reduzidos.

Invista em segurança cibernética

Independente do porte ou segmento da indústria, todo o processo de transformação digital no setor industrial pode ir por água abaixo sem a segurança necessária. A implementação de novas tecnologias têm aberto brechas para a ação de cibercriminosos em todo o mundo.

Para evitar roubos de ativos, interrupções na produção e prejuízos financeiros, é fundamental investir em soluções de cibersegurança. Algumas medidas importantes são manter todos os sistemas e software atualizados com as últimas correções de segurança e implementar sistemas de monitoramento proativo para detectar atividades suspeitas

Além disso, estabeleça políticas de segurança de dados claras e abrangentes, que abordem aspectos como controle de acesso, criptografia, e monitoramento de atividades suspeitas. Isso cria uma base sólida para proteger os ativos digitais da organização.

Monitoramento Proativo: Implemente sistemas de monitoramento proativo para detectar atividades suspeitas. A detecção precoce é crucial para minimizar danos em caso de uma violação.

Quer acompanhar mais dicas e conteúdos sobre transformação digital? Siga-nos no Facebook e Instagram para não perder nenhuma atualização.

© Todos os direitos reservados.

Olá, como podemos te ajudar?