O que é CLP e qual sua importância na automação industrial?

CLP

Para iniciar esta conversa CLP é, de modo bem amplo, um equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais.

Traduzido do inglês PLC (programmable logic controller), o Controlador Lógico Programável (CLP) é atualmente um dos controladores mais utilizados na indústria.

O que é o CLP

O CLP ou controlador lógico programável é um tipo especial de computador muito utilizado na indústria e em controles de máquinas e processos em diferentes aplicações.

O CLP tem uma estrutura parecida com a de um computador comum: contém um processador ou CPU (Central Processing Unit), memória para leitura e gravação (memória RAM), memória de leitura (ROM) e portas de comunicação (COMs).

A principal diferença é que o Controlador Lógico Programável suporta sujeira e poeira, altas temperaturas, ruídos e vibração já que ele é projetado para atuar em diversos ambientes de uma indústria. Este equipamento é bastante flexível e possibilita interface com outros dispositivos da fábrica.

Do que é composto o Controlador Lógico Programável?

O CLP é semelhante a um computador normal, portanto, vamos entender porquê dá-se essa definição.

Abaixo veja os componentes deste equipamento:

  • Memória: área onde ficam armazenadas todas as informações necessárias para que as atividades sejam desempenhadas.
  • Cartão de entrada: o cartão recebe um sinal elétrico do ambiente externo e envia para dentro do CLP.
  • Processador: esse elemento é um chip, que irá, como o nome já diz, realizar o processamento do programa.
  • Cartão de saída: o cartão envia um sinal elétrico para o ambiente externo com a finalidade de acionar algum equipamento.
  • Barramento: o barramento é a placa responsável por fazer a comunicação entre os componentes descritos acima.
  • Fonte de energia: tem a mesma finalidade das fontes de energia que você vê por aí. É ela que transfere energia, alimentando o equipamento.

Todos esses elementos funcionam em conjunto, como se fossem um time de futebol, em que cada jogador tem seu papel para que o objetivo final seja concluído.

Como funciona o CLP

Como falamos, o CLP é usado para comandar e monitorar máquinas. Diante disso, esse equipamento funciona recebendo informações de sensores e dispositivos, processando dados e controlando atuadores e dispositivos de saída conforme foi programado.

Com base em suas leituras, o controlador lógico programável pode registrar dados em tempo real, como: temperatura de operação, produtividade da máquina e até iniciar e interromper um processo ou gerar alarmes de mau funcionamento.

Basicamente, o CLP funciona como um sistema de controle sobre processos. No entanto, para que esse controle seja feito corretamente é preciso que o processo que se deseja controlar seja monitorado, e é aí que entram os sensores. Deste modo, o CLP atua com base nas leituras dos sensores, emitindo comandos aos atuadores.

Para o funcionamento eficaz do controlador é necessário que ele seja programado. Ou seja,  é preciso que os dados necessários sejam fornecidos a ele (por meio da linguagem de programação adequada) para que ele seja acionado e assim desempenhe a ação desejada.

Qual a importância desse equipamento na Indústria

Falamos em outro conteúdo que um dos principais benefícios da automação industrial é a precisão na produção. Se você ainda não leu esse artigo, clique aqui

Todas as variáveis envolvidas no processo são mensuradas pelo computador principal que garante essa precisão e desempenho. Para que toda produção seja de alta qualidade, o sistema dispõe de sensores que fazem o monitoramento e enviam as informações ao CLP. Assim, as possibilidades de falha são reduzidas.

Então, pode-se concluir que o uso de um CLP pode gerar menos manutenção e mais qualidade da produção, resultando em economia. Portanto, é importante que um equipamento como este seja adquirido e implantado por meio de empresas especializadas em automação de processos industriais.

A Macrotec é referência nesse assunto e pode trazer a modernização aos processos da sua indústria de forma profissional e personalizada. Converse com um de nossos consultores, esclareça suas dúvidas e se insira nesse mercado.

Deixe um comentário