5 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa e automatizar processos

automatizar processos

Muito se ouve falar sobre automatizar processos, modernização industrial e automação nas indústrias. A abordagem desses assuntos se dá por fatores simples: a busca por aumentar a produtividade e gerar mais resultados por meio de uma produção sistematizada.

Sabe-se que a tecnologia é a realidade do cenário mercadológico, esse fato entrega inúmeras possibilidades de estar inserido em um mercado altamente qualificado e capaz de produzir com mais precisão e rapidez.

Sendo assim, neste artigo vamos abordar 5 dicas práticas para aumentar a produtividade da sua empresa. Então, fique por aqui e continue a leitura.

Planeje para aumentar a produtividade

Planejamento é realmente a base para o sucesso dos negócios. Quando se traça um caminho e estabelece-se processos, é possível ver resultados e identificar gaps que impedem a realização eficaz das tarefas.

A produtividade não melhora do nada, é preciso uma visão ampla de diversos ângulos, sendo assim, é possível precipitar obstáculos.

O ato de planejar envolve analisar e criar ações estratégicas que englobem tudo que precisa ser melhorado. Cheque os pontos e encontre “furos”, preferencialmente contando com sua equipe nessa etapa, pois é importante que outros olhos vejam. Assim é possível enxergar falhas no processo que geram retrabalho, erros e atrasos nos prazos.

O processo de planejamento não pode ser automatizado. Pelo contrário, ele precisa da atividade humana para que daí para frente ocorra a reestruturação.

Avaliar o maquinário da sua Indústria

A sua equipe trabalha em condições de atender uma alta demanda e suprir com as entregas do mercado sem se preocupar com esse ponto em relação aos seus concorrentes?

É importante avaliar seu maquinário, visitar o “chão de fábrica”, analisar pontos de melhoria, calcular a produção diária e comparar com a previsibilidade de produção caso a indústria opte por automatizar processos.

Não pular etapas

Essa dica além de valiosa, deve fazer parte do seu processo. NÃO PULE ETAPAS.

Estamos falando em automatizar processos, porém, não estamos nos referindo a uma aceleração imatura.

Automatizar quer dizer tornar processos mais eficientes e minimizar esforços humanos em algumas tarefas e isso só é possível quando se há continuidade nas etapas de planejamento e de implementação. 

Revisar o Fluxo de trabalho 

Uma das formas de otimizar a produção é revisar todo o fluxo de trabalho existente, desde o momento em que as matérias-primas chegam à empresa até quando o produto é finalizado.

Fator humano: avalie se os seus colaboradores têm as habilidades necessárias para as funções que executam. Também avalie se trabalham nas atividades mais adequadas às suas capacidades.

Tecnologia: Verifique se a sua metodologia de trabalho é avançada e se os números são suficientes para se inserir em um mercado competitivo.

Atualizar e modernizar processos

Em relação aos processos, estabeleça planos de ação para trocar, consertar ou eliminar os fluxos ineficientes. Nesse caso, identifique quais áreas precisam desse tipo de ajuste e procure estar junto aos profissionais de cada setor para entender e corrigir as deficiências.

Contar com os colaboradores envolvidos em cada processo ajuda a identificar mais facilmente as melhorias que devem ser aplicadas.

Automatizar processos

A automação obtida por meio de equipamentos e/ou softwares, é capaz de elevar a eficiência dos processos industriais. Além disso, diminui custos e possibilita que os trabalhadores deixem atividades manuais e repetitivas para se dedicarem a tarefas de maior valor agregado.

Conclusão:

Por fim, nota-se que tudo gira em torno do aumento de produtividade e do uso de mão de obra em tarefas que gerem mais valor ao fluxo de trabalho. Portanto, siga essas 5 dicas rápidas para melhorar os processos na sua empresa e gerar mais resultados.

Se quiser conversar mais sobre automação e o que a Macrotec pode fazer na sua empresa, entre em contato com nossa equipe técnica. Você pode também baixar o nosso eBook Gratuito sobre automação Industrial. Para garantir o seu clique no botão abaixo.

Deixe um comentário